LIVRO: A Distância entre nós - Thrity Umrigar



O mundo é um lugar imenso cheio de pessoas e costumes diferentes, algumas vezes penso que o mundo é como uma caixinha cheia de outros mundos.

A distância entre nós é uma prova disso, a sua leitura foi solicitada nas minhas aulas de literatura em língua inglesa, e se trata  de um livro indiano ( boa parte da índia tem a língua inglesa como língua oficial) o livro retrata um mundo diferente, e certas vezes é difícil controlar a emoção ao ler sobre costumes tão diferentes dos nossos.

De alguma forma a autora parece captar essa sensação do ocidental olhando para cultura oriental, e tudo no livro é colocado de uma forma que nos possibilita entendimento, finalmente entramos em outro mundo apesar da " Distância entre nós".

O livro conta a história de Bhima e Sera, a primeira de casta inferior a segunda de casta superior, no livro isso não é dito de maneira explicita por que o castismo ( discriminação por casta) foi banido da Índia embora ainda ocorra por debaixo dos panos.  Bhima trabalha como empregada doméstica na casa  de Sera que configura uma família de classe média alta, apesar de Sera ser sempre gentil com ela, a  diferença de castas nunca foi realmente esquecida; Bhima por exemplo nunca pode se sentar nos móveis da casa , e só pode comer nos talheres inferiores, separados para ela. 

Apesar disso,  Bhima e Sera tem muitas semelhanças, alguns problemas que aparecem para uma, já apareceram para a outra, mas a maneira como são solucionados configura uma diferença singular marcando de forma sutil a distância entre nós. Bhima porém tinha esperança que sua neta Maya se formasse na faculdade e tivesse um futuro diferente do que ela, e muitas mulheres antes dela tiveram, mais algo acontece e interrompe o futuro de Maya.

O Romance é uma obra muito bem escrita que nos ajuda a pensar fora da nossa bolha, olhando para a identidade cultural de outro povo. Durante a leitura permaneci observadora não queria julgar nada ali, apenas ouvir uma história muito real de outro povo visitar um outro mundo, dentro desse mesmo mundo.

Indico muito a leitura para todos que quiserem conhecer outra cultura e mergulhar numa obra bem escrita.


                        

Nenhum comentário: