LIVRO: Mrs.Dalloway - Virginia Woolf


Um dia.

Quantas narrativas podem compor apenas um dia da vida de pessoas comuns? Woolf acreditava que as verdadeiras histórias estavam dentro de pessoas comuns vivendo o dia-a-dia e é isso que vemos em Mrs Dalloway.

Você já parou pra pensar que grande parte da nossa vivência se passa dentro da nossa própria mente ? Refutando, desejando, relembrando ou projetando ?


Mrs Dalloway apresenta uma narrativa maravilhosa sobre a vida de um grupo de pessoas em meados de 1922, na Inglaterra. Do momento que a protagonista Mrs Dalloway sai de casa para comprar flores, até o momento de sua festa a história é narrada, isso mesmo que você leu, a narrativa se passa em um único dia de Junho no qual Clarissa Dalloway e os outros personagens vivem seu dia de uma forma comum mas temos o acesso a seus pensamentos e vemos como a mente humana funciona.


Virgínia Woolf foi a grande Renovadora do Romance do séc XIX  acrescentando uma densidade psicológica que traz identificação ao leitor, e em vários momentos eu me peguei pensando " Nossa quando estou sei lá em um mercado meu corpo está ali mas minha mente as vezes está divagando em uma conversa que tive no dia anterior ou em um livro que li ". Essa nova técnica narrativa chama-se fluxo de consciência, e outro grande representante dela é o irlandês James Joyce. Já no Brasil temos uma versão dessa técnica no estilo de Clarice Lispector.


Em suma Mrs Dalloway é repleto de reflexões sobre os fantasmas do passado, homosexualismo, sequelas de guerra, loucura, relações sociais, amores e desamores tudo isso em relações normais do cotidiano.

Todo mundo tem uma história, e esse romance de Woolf  fez não só com que eu me encantasse com a história, mas também me fez refletir sobre as histórias do meu próprio cotidiano.


E é claro que eu indico que todos leiam Mrs Dalloway !! O Livro é um clássico da literatura inglesa e uma leitura deliciosa.

Nenhum comentário: