LIVRO: Victoria e o Patife - Meg Cabot 



💜Autora: Meg Cabot
💜Editora: Record
💜Nota: 3,5🌟/5🌟

Um livro divertido com protagonistas singulares, apresento à vocês de Meg Cabot, nossos heróis a Srta.Abelhuda e o Capitão Sarcasmo.

A trama da história de Victoria e o Patife se inicia em uma viagem de retorno da Índia para Inglaterra onde conhecemos Victoria uma menina de 16 anos com uma personalidade forte e seu próprio jeito de ver o mundo. Victoria viveu a maior parte de sua vida na Índia com seus 3 tios militares depois que seus pais morreram. Até que em um belo dia, seus tios acreditam que a jovem precisa arrumar um marido e a enviam para conhecida temporada casamenteira na Inglaterra. 


Porém meus caros leitores, nossa jovem Lady nem precisa se esforçar muito, já que é pedida em casamento ainda abordo do Harmonia por Hugo Rothschild um aristocrata extremamente belo que se diz perdido nos encantos da jovem. Tudo certo? jovem noiva de um cavalheiro da sociedade, já pode subir os créditos então? Certamente que não, afinal toda história precisa de um conflito e a de Victoria se apresenta na forma de Jacob Carstairs, o Capitão do Harmonia que além de interromper o seu magnifico pedido de casamento sob a luz do luar ainda à atormenta a cada oportunidade com seu humor sarcástico e despojado.


Jacob Carstairs é totalmente contra o casamento da jovem com Hugo e lá para o final do livro vemos os seus motivo. Mas um fato que na minha opinião não foi tão bem desenvolvido na narrativa foi a relação de Victoria com Hugo. Desde o início a jovem diz ao capitão Carstairs que está ciente da situação de Hugo ( o cavalheiro está quebrado e cheio de dividas) e que acha compreensível, ele querer se casar com ela que tinha uma imensa fortuna a sua disposição.

Hugo por sua vez, nunca foi muito verossimilhante e estava na cara que o personagem era um interesseiro então embora a autora tenha tentado construir uma surpresa, ao nível Sr.Darcy quando conta a Elizabeth que Wickham não presta em orgulho e preconceito, essa estratégia não funciona no livro de Cabot que acaba se tornando uma obra muito previsível daquelas que nas primeiras páginas você já sabe o livro todo.


Outra coisa que eu não achei tão bem desenvolvida foi a própria Victoria que é uma protagonista caprichosa e confusa, uma hora ela crítica a Inglaterra por seu jeito conservador e em outros momentos ela é mais antiquada do que o que criticou.

O livro em si é um Chick-lit de época que oferece uma leitura fluída e um ritmo gostoso e a apesar de alguns pontos negativos não foi uma leitura desagradável, mas tampouco foi uma leitura emocionante. A narrativa ficou presa naquele limbo do mediano, que pode não agradar todo mundo, mas torna-se uma leitura rápida de dia á dia.




10 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu li esse livro quando lançou mas não gostei muito, tanto que nem li o outro que eu acho que é dessa série.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Faz um tempinho que não leio nada da autora.
    Esse, apesar dos pontos negativos, me pareceu bem sessão da tarde e sem grandes pretensões, mas uma boa leitura depois de um livro mais pesado.
    Vou levar a dica.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã do gênero, até por que eu vejo o mesmo problema que você abordou aqui: tem muito romance tentando imitar Orgulho e Preconceito, mas parece que não entenderam o livro no final das contas. É uma das coisas que me desanimam. Achei muito legal você ter abordado isso na resenha!
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas acho que também não o leria. Sendo previsível demais perde até a graça de continuar a leitura. =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de enredo! Confesso que esse foi o primeiro livro que eu li da escritora, Meg Cabot. Achei ótimo ter a oportunidade de contato com a escrita da autora, através dessa obra maravilhosa. Apesar de ter um detalhe outro que me incomodou de início.Assim como a personalidade da protagonista, que se auto contradizia.O que tornou-a confusa pra mim. E também, eu concordo que o relacionamento de Victoria e Hugo tenha sido pouco desenvolvido. Enfim, apesar de tudo, eu apreciei muito a leitura do livro. Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  6. Essa capa é tão fofa. Confesso que ainda não li nada dessa autora, mas pretendo ler em breve, só não quero começar por esse, pois já vi críticas negativas sobre ele, bjusss

    ResponderExcluir
  7. Primeiro de tudo, parabéns pela resenha sincera. É muito importante qndo a gente encontra uma análise assim q mostra todos os lados da história. Me pareceu uma trama bem interessante e meio que "sessão da tarde", aquelas de passar o tempo. Apesar das ressalvas, acredito que daria uma chance pra toda essa confusão amorosa.

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Gente fiquei apaixonada por essa edição e também pelo funko que coisa mais fofa. Sempre vejo muitos elogios sobre a escrita da autora mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum de seus livros. Gostei do enredo apesar dos pontos negativos que você levantou. Ficamos meio perdidos quando o autor não desenvolve alguns pontos durante a trama. Mesmo que isso não influencie diretamente no resultado da obra. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Esse libro parece ser tão fofo, já quero! Sua resenha está muito incrível, viu? Meus parabéns! Vou adicionar a minha wishlist SIM. AMO a Meg!

    ResponderExcluir