LIVRO Pollyana Moça - Eleanor H.Porter


💜Autora: Eleanor H.Porter
💜Editora: Autêntica

Com as memórias frescas da obra Pollyanna, comecei a leitura de Pollyanna Moça, o desenrolar foi muito gostoso e vemos nossa heroína crescer e se desenvolver admiravelmente. É um desafio manter viva nossa criança interior quando encaramos a vida adulta.

Estava pensando agora em como estou contente porque podemos viver um dia de cada vez!
(PG 38 – Pollyana Moça)

Pollyana Moça traz os contrastes de vários períodos temporais na vida de nossa heroína.O começo da narrativa se interliga com o final do primeiro livro, mas nessa obra Pollyanna tem uma aventura em Boston, onde conhece varias pessoas que mais tarde iriam compor sua vida, inclusive o espírito da correria que normalmente paira sobre as cidades grandes.

Numa cidade grande , o lugar mais solitário do mundo é onde tem muita gente ao seu redor.
(PG 51 - Pollyana Moça)


Pra mim a obra se dividiu em duas narrativas a primeira mostrando uma Pollyanna de 14 anos se aventurando em Boston, e a segunda traz uma Pollyana de 20 anos mais madura que depois de um tempo longe retorna pra casa tendo que lidar várias situações adultas, inclusive seu primeiro amor.


Confesso a vocês que das duas narrativas do livro Pollyana Moça que separei a que mais gostei foi a primeira. No começo do livro temos a essência de Pollyanna transbordando das páginas, e o final embora não seja ruim em absoluto não me conquistou tanto quanto as narrativas do começo do livro. Eu acredito que isso se deve pelo período histórico da obra. Sendo o livro escrito no começo do século XX à certos aspectos característicos da época, como a estrutura social e o casamento, que pela vivência da autora foram incorporados a narrativa e ao desenvolvimento de uma Pollyanna de 20 anos.


Apesar disso, a leitura de Pollyanna e Pollyanna Moça vale muito pena e eu me senti muito tocada, não sei vocês mais tem momentos na minha vida que os livros certos aparecem pra mim como se fosse o destino e as coisas que leio neles ficam gravadas em mim. Foi assim com Pollyanna, as duas obras eu li no momento certo e elas acalentaram o meu coração.

É bastante divertido querer as coisas ... E depois lutar e trabalhar para que elas cheguem. Apenas levar a vida sabendo que vamos ter tudo que quisermos, na hora que quisermos, é tão ... Tão monótono, não acha ?
( PG 135 - Pollyana Moça)


Agora me contem qual foi o livro certo, que vocês leram no momento certo? Aquele livro que deixou uma mensagem impressa em vocês?


NOTA: 4,5🌟/5,0🌟


Um comentário:

  1. Li esse livro quando ainda era criança e me apaixonei. Foi um dos livros que me fizeram engrenar na leitura e sou grata por isso. Essa edição da foto está um arraso. Achei seu blog por acaso mas já amei e vou acompanhar.

    bjo
    https://www.imersaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir