LIVRO: E não sobrou Nenhum - Aghata Christie



💜Autora: Aghata Christie
💜Editora: Folha de São Paulo
💜Nota: 5 🌟/5🌟

E não sobrou nenhum, 
Que livro Senhores !! Mais que Livro !!


Inicialmente gostaria de falar para vocês, sobre uns conflitos que tive quando anunciei que estava lendo E não sobrou Nenhum. Alguém me disse que a Aghata Christie era uma escritora racista. Fiquei um tanto chocada com isso, pois foi meu primeiro livro da autora e eu não conhecia muito sobre ela, logo tive que pausar minha leitura para pesquisar. 


O título original de "E não sobrou nenhum" é "the ten little niggers " (Os Dez negrinhos) sendo que niggers é uma palavra extremamente racista e marcante nas culturas de língua inglesa, e por mais que possamos traduzir niggers por negrinhos (que também é um termo racista aqui no Brasil)  essa tradução não transmite toda a carga ideológica, que a palavra niggers carrega em países falantes de língua inglesa. Muitos termos do livro foram alterados para que prevalece o politicamente correto, inclusive tive que ler o poema base de E não sobrou nenhum em inglês pra perceber o quanto o livro foi alterado na tradução por questões sociais.


Depois de feitas as pesquisas percebi que os livros de Agatha Christie retrataram a ideologia de uma época, e conforme vamos lendo o livro, vemos uma mudança crescente no pensamento. Agatha Christie r
etratou o pensamento da época em que ela viveu, do entorno ao qual pertenceu, onde diferente ainda causava estranhamento e um preconceito que ainda hoje mostra suas marcas e cicatrizes. Cada obra literária tem seu texto e seu contexto,  temos que entender isso e muitas vezes temos que separar O criador da criatura. Resolvi compartilhar isso com vocês para o caso de terem as mesmas dúvidas que eu tive, é sempre importante analisar o contexto de uma obra literária que se faz a leitura.


Recuperada desse pequeno susto pude curtir a leitura desse Romance policial maravilhosoooo e posso dizer que minha primeira experiência com o gênero foi 100% sucesso!

 
Adorei fazer a leitura em voz alta e poder discutir minhas opiniões e teorias com outra pessoa instantaneamente enquanto íamos lendo, indico a leitura em voz alta como um novo tipo de experiência e posso dizer que com romance policial o resultado é muito bom, me senti uma moça do século XIX quando a leitura era muitas vezes feita em voz alta depois do jantar.


Um filme começou a rodar na minha mente conforme a história de E não sobrou nenhum ia avançando em uma cena em especial eu realmente visualizei a cena como se a minha mente fosse uma câmera em um filme de suspense.


Adorei esta obra de Aghata Christie e pretendo ler outras do gênero. Romance policial prepare-se aí vou eu !!



Nenhum comentário: