LIVRO: BELEZA PERDIDA - AMY HARMON


🖊 Autora: Amy Harmon
📚 Editora: Verus
📖 Gênero: Romance Contemporâneo - Drama - Amadurecimento
🏆 Nota: 4🌟/5🌟

O que é a beleza? Qual o sentido da vida? Às vezes a gente ama, às vezes a gente sofre, na vida há a luta, mas também há a vitória.

Quando comecei a ler este livro fiquei um pouco confusa com o desenrolar dos acontecimentos, e a constante abordagem do termo beleza. A trama conta a história de Fern e Ambrose, a primeira é uma menina ruiva e pequena considerada sem nenhum atrativo pela sociedade e o segundo um lutador alto, bonito e forte conhecido pela cidade como Hércules.


A narrativa possui vários tempos, começa com os personagens no ensino médio e termina com eles adultos, sendo que muita coisa mudou, muita gente se perdeu e muita gente se encontrou.
 r  l
A Fern sempre acreditou ser feia e tentou a vida inteira se acostumar com isso, tento como melhor amigo seu primo Bailey um garoto cheio de luz e espontaneidade que nasceu com uma distrofia grave que enfraquecida seus músculos, era uma doença sem cura, mas de certa forma Bailey nunca temeu a morte e pra mim ele foi o melhor personagem do livro me proporcionou várias reflexões e cativou imensamente.


Para não dar spoilers vou dizer apenas que Fern sempre foi apaixonada por Ambrose, mas que ele nunca realmente a considerou (embora se sentisse atraído por ela) até que uma tragédia acontece e todos ficam marcados.

  
Este livro me proporcionou uma enxurrada de emoções, me deu raiva, me arrancou suspiros e me fez chorar. Porém, a razão de ele não receber 5 estrelas é o fato que durante toda a obra a Fern nunca chegou a reconhecer a própria beleza e isso me incomodou porque o livro no faz refletir sobre isso e no fim a própria protagonista não reconhece a beleza que possui, outra coisa que me incomodou foi a demora do Ambrose para admitir que gostava da Fern e que os pensamentos do personagem sempre voltavam pra questão da beleza até que ele próprio reconheceu a beleza da moça.

  
Eu acredito que a autora estilizou o livro dessa forma para passar a mensagem de que nossa sociedade atual as pessoas são mais atraídas pela imagem do que pela substância, porém em alguns momentos o" complexo de moça feia" ( como o Bailey chama o problema da Fern) deixou a narrativa cansativa.
  
Apesar disso o livro é extremamente emocionante e aborda assuntos como autoestima, guerra, perda, morte e violência doméstica e nos faz refletir sobre o nosso entorno e sobre nossa própria maneira de ver a vida.

                   CLIQUE AQUI PARA LER BELEZA PERDIDA


12 comentários:

  1. Eu conheço esse livro de outras resenhas, mas ele é bem forte mesmo e passa uma mensagem bonita. Pena de que a mocinha não se libertou do complexo que ela mesma criou e n~~ao muda de ideia a respeito. =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Aah, eu ja tinha ouvido falar desse livro. Parece ter uma premissa interessante, apesar das ressalvas qje voce levantou com relação a construção narrativa, sobre esse problema de reconhecimento da protagonista.. fiquei curiosa com o personagem Bailey.

    Küss 😘

    ResponderExcluir
  3. Tem um tempinho que esse livro foi lançado, não é? Li muitas resenhas sobre ele e tinha um exemplar que dei aos meus alunos porque achei que tinha bastante relação o que estavam vivenciando na época, sei que é uma história interessante e sobre autoestima, amor, superação, enfim, um prato cheio para adolescentes e jovens.

    ResponderExcluir
  4. O livro não tem beleza no nome a toa né? O externo é mais importante que o interno, na nossa sociedade. Gostei da resenha, nos faz pensar!

    ResponderExcluir
  5. Embora pareça ser um livro emocionante e que passe diversos tipos de ensinamentos e lições... Eu acho que é aquele tipo de leitura que eu mesma não dou conta. Mas, eu sempre vejo muitos comentários positivos tanto desse livro, como também da autora.
    Quem sabe eu consiga um dia?

    ResponderExcluir
  6. Eu já li esse livro há um bom tempo, porém lendo os coisas que você pontou sobre ele, foram pontos que lembro que me incomodaram muito também. Eu gostei de ler o livro mas o "complexo de moça feia", realmente é algo cansativo no livro, sempre batendo na mesma tecla. Eu eu confesso ter ficado meio confusa com o desenrolar dos acontecimentos, inicialmente e essa constante abordagem do termo beleza que a autora aborda igualmente. E que foi estilizado. Enfim, apesar disso, eu gostei de ler e das reflexões também.

    ResponderExcluir
  7. Gosto de livros que nos trazem uma mensagem sobre a sociedade atual. Acredito que a autora tenha feito uma personagem tão "coitadinha" pra muita gente pudesse se identificar.
    Gostei das sua sinceridade, gostei de você ter apontado sobre o que gostou e o que não gostou
    Parabéns pela resenha ❤️

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Que indicação mais interessante. Gosto quando o enredo aborda tantos temas diferentes. Acho legal também quando o autor traz passagem de tempo. É preciso bastante domínio para "amadurecer" os personagens e trazer uma história consistente do início ao fim. Fiquei curiosa para ler e conhecer a escrita da autora. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Esse título me parece ser uma boa leitura em uma era que a imagem fala mais do que tudo.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Confesso que antes de ler sua resenha não conhecia a história desse livro, mas sempre achei a capa instigante.
    Fiquei curiosa para saber que tragédia foi essa, e espero que o primo dela tenha ficado viva até o final do livro. Fiquei curiosa para conhecer esse personagem, ja que ele foi seu preferido😍
    Uma pena que a personagem não se aceita e acredita ser feia, não gosto de protagonistas assim. E o mocinho acho que também iria me irritar, pois não gosto de personagens enrolados. Kkk
    Amei a resenha, beijos

    ResponderExcluir
  11. “Este livro me proporcionou uma enxurrada de emoções, me deu raiva, me arrancou suspiros e me fez chorar.” Só com essa frase sua minha curiosidade para conhecer esse livro! Amei sua resenha ! Achei ela muito bem escrita !

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu ja vi taaaanto a capa desse livro mas nunca soube do que se tratava. Adorei sua resenha, bem clara e sincera. Me pareceu um livro bem envolvente e emocionante apesar das ressalvas.

    ResponderExcluir