LIVRO: COISAS QUE NINGUÉM SABE - ALESSANDRO D'AVENIA




📚 Editora: Bertrand Brasil
🖊 Autor: Alessandro D'avenia
📖 Gênero: Ficção Italiana
🏆 Nota: 5🌟+ 💜 / 5🌟

Não sei como começar está resenha de um jeito que ela faça justiça a está obra, fazia tempo que eu não era envolvida numa prosa tão bem escrita que chega a parecer poesia.
  
Vocês já pararam para pensar que nesse exato momento que está lendo está resenha vários livros estão sendo produzidos em diversas partes do mundo? Muitas vezes ficamos presos no eixo dos Best Sellers americanos que não enxergamos nossas próprias obras ou outras de outras culturas como a Italiana.

 
D'avenia vem sendo reconhecido com um dos melhores escritores italianos contemporâneos e este livro pra mim é uma prova disso. A obra tem Marguerita como protagonista, uma menina adolescente que está começando a conhecer a vida em sua nova fase, porém neste período de transição ela recebe a notícia de que seu pai saiu de casa, sem nem sequer se despedir e então tudo que ela sabe sobre a vida começa a cair por terra e ela se sente completamente perdida.

   
É nesse estado de espírito que ela conhece Marta sua única amiga na escola uma menina exótica que esbanja alegria e o misterioso Giulio um jovem mais velho órfão que passa a vida tentando entender e sobreviver bom... á vida.
   
Marguerita começa então as estudar a Odisseia em suas aulas de latim e as aventuras da obra juntamente com as explicações de seu professor a levam a trazer as aventuras do livro para sua vida

   
Coisas que ninguém sabe conta a história do nosso crescimento em diversas fases da nossa vida temos a representação da criança como irmão mais novo da protagonista, da adolescência com a própria Marguerita, Marta e Giulio, da vida adulta com a Mãe de Marguerita, e a mãe de marta e o professor de latim, e a velhice representada na sabedoria da avó de Marguerita.

Cada personagem por menor que seja tem seu destaque e sua própria voz de maneira que o leitor transita dentre diversas realidades como se por um momento tocasse a alma de cada personagem e lhe descobrisse a essência através de um narrador em 3° pessoa onisciente detentor de uma sensibilidade singular.
para ler
É impossível ler o livro e não se identificar com alguns dos devaneios dos personagens e sem se sentir tocado pela escrita do autor, por isso recomendo a todos está obra prima.


 

Nenhum comentário: