LIVRO: Amar, verbo intransitivo - Mario de Andrade

💜Autor: Mario de Andrade
💜Editora: Nova Fronteira
💜Nota: 5 🌟 /5 🌟


Nós temos uma grande literatura. Temos uma belíssima literatura escrita em nossa língua que conta a nossa história e Amar, verbo intransitivo é uma prova disso.

Depois da semana arte moderna de 1922 muitas coisas novas surgiram, e a nossa literatura foi beneficiada com novos estilos e textos, nasce lá o Modernismo.

Mario de Andrade, um dos filhos dessa mudança, escreveu um dos nossos maiores clássicos, o conhecido Macunaíma. Porém hoje vamos falar do início, do primeiro romance do autor: "Amar, verbo intransitivo" que já no nome mostra o desapego ás regras dos modernistas afinal o verbo Amar é transitivo não intransitivo, quem Ama, ama alguma coisa ou alguém.


Que sentido teria então um verbo Amar sendo intransitivo? O Autor quereria dizer que o amor não transita? Que existe em um sentimento vivo em si mesmo sem precisar de complementos? Bom só podemos indagar...


Nesta obra, Mario de Andrade explora os mistérios do início do amor, quando aprendemos a amar? Como sabemos como nos comportar? O amor pode ser criado ou instigado? Na narrativa a governanta alemã Fraülein, de 35 anos é contratada pelo patriarca da família Sousa Costa para iniciar sexualmente seu filho Carlos de 16 anos. Na época (1923-1926) a prática era bem comum e muitos pais pagavam para profissionais ensinarem seus filhos a arte de amar, com medo de que eles se perdessem se descobrissem por eles mesmos.


  • LIVRO: A Bruxa Não Vai Para a Fogueira Neste Livro - Amanda Lovelace

Nesta temática, Mario de Andrade navega através da experimentação e da ousadia, utilizando-se de técnicas características do modernismo em certos momentos o autor interrompe a narrativa para discutir com o leitor os personagens, sua criação e seu esquema de escrita construindo uma espécie de metalinguagem convidativa que prende o leitor.


Além disso, durante toda a obra o autor divaga sobre o que é ser brasileiro, o que veio a se tornar umas das características das obras de Mário de Andrade, mas bem desenvolvida em Macunaíma. Em uma época em que o povo brasileiro se distanciava de Portugal e procurava a sua própria identidade, seja na língua, na escrita ou na personalidade nacional.

Amar, verbo intransitivo, foi uma surpresa deliciosa e eu recomendo a todos que gostam da literatura modernista e de conhecer mais da literatura brasileira a navegar por esse idílio!
⠀⠀
Agora me contem vocês já leram o livro ? Qual seu livro/autor favorito da literatura brasileira?




Nenhum comentário: